quarta-feira, 10 de março de 2010

O surgimento do municipio SCSul

O surgimento dos municípios do Grande ABC

A história da emancipação de São Caetano do Sul foi evidenciada por uma luta de jovens trabalhadores que acreditavam em um ideal coletivo.

A conquista por objetivos em comum só acontece quando deixamos de lado nossas vaidades e interesses individuais. Essa realidade é mostrada no video Autonomia Municipal que pudemos presenciar no Anfiteatro Santos Dumont em São Caetano do Sul.

Nesse dia, autonomistas da época pudemos conhecer. É um fato histório e emocionante pois com a globalização fatos locais importantes acabam perdendo o seu significado e a memória histórica corre o risco de sumir para sempre.

Para o nosso aprendizado a realidade local cruzada com seus fatos históricos muitas vezes nos retrata o perfil de uma comunidade. Cabe ao agente descobrir e pesquisar os caminhos que levaram a constituir a realidade atualmente. Nesse momento erros do passado serão analisados e embasados em uma pesquisa primária (relatos, entrevistas, questionários e observação) somada a uma referência bibliográfica no âmbito do movimentos socioambientais no Brasil. Dessa forma, embasados, prosseguiremos com açõe efetivas de mudança. Mudanças nos valores, costumes e vivências para a construção de uma comunidade mais participativa e solidária.


Quando passamos a conhecer as histórias dos municípios nos preparamos para entender os acontecimentos que hoje nos apresenta como a realidade. Histórias de vida, de luta e envolvimento comunitário nos trás um grande aprendizado de como é importante participarmos de movimentos socioambientais que lutam pelas causas coletivas,pelo bem comum e principalmente por um modo de vida ecológico.

Com o entendimento dos erros do passado podemos construir um presente bem diferente e positivo para um futuro auspicioso.

Com essa vivência fica claro o desempenho que podemos desenvolver em causas comuns. O trabalho coletivo desenvolve o ato de respeitar as diferenças, o ato de saber ouvir e contribuir com as experiências adquiridas durante a vida de cada cursista.

O importante dessa atividade é conhecer o seu espaço. Saber lidar com as dificuldades e interesses de cada grupo heterogêneo que agrega uma comunidade. Dessa forma poderemos trabalhar com segurança e perseverança nas dificuldades que poderão acontecer.Conhecer e entender como estabelecem as relações de poderes é uma maneira promissora de nos organizar e forçar uma ação efetiva dos políticos pois conhecemos o seu funcionamento e qual caminho trilhar para fazer jus de nossos direitos como cidadãos e cidadãs.

Mensagem alunos curso Agente Desenvolvimento Local SCSul/TCC – DEZ/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário