segunda-feira, 22 de março de 2010

inicio curso Promotoras Legais Populares de SCSul

Está é uma grande conquista para as mulheres de SCSul.

Hoje nossos governantes gozam de pouca ( ou nenhuma ) credibilidade. Diante deste desânimo, que é fruto do despreparo do povo, estamos iniciando uma nova era, abrindo novos horizontes através da formação de lideranças, em prol da cidadania.

As pessoas precisam ser ouvidas com humildade e respeito . As visitas diárias que realizo como presidente da ASAS – Associação em Prol da Cidadania nos bairros de São Caetano amplia a cada dia o meu olhar para as questões da nossa cidade.

A criação de espaços para a formação de lideranças são muito importantes para Nós, mulheres de SCSul. Vamos aproveitar esta oportunidade para crescer como munícipes, atuando em nossos bairros, unindo nossas forças com outros movimentos da cidade.

Vcs sabiam que, em 1984 – Atendendo ao Movimento de Mulheres, o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (PAISM) ; em 2004- O Ministro Humberto Costa lançou a Política Nacional de Atenção Integral á Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes, construída com base no SUS ( Sistema Único de Saúde ).

Além do balanço das ações na área da Saúde da Mulher, este documento incorporou as contribuições dos diversos setores da sociedade e das instâncias de Controle Social do SUS: Movimento das Mulheres, Mulheres Negras e Trabalhadoras Rurais, Sociedades Científicas, Pesquisadores e Estudiosos da área, ONGs, Gestores do SUS e Agências de Cooperação Internacional, depois submetido á apreciação da Comissão Intersetorial da Mulher e do Conselho Nacional de Saúde.

Porque nós, Mulheres, temos muita sensibilidade e até mais facilidade de se contrapor e chegar a um denominador comum do que os homens .

Agora chegou a nossa vez em SCSul!!

Existe um ditado que diz: “Melhor do que ensinar é aprender!”

Deixo aqui registrada uma mensagem de um consultor de ONGs, Antonio Carlos Gomes da Costa. Ele diz que são “ Lições de quem aprende: errar e acertar, cair e levantar, andar e desandar, perder e encontrar, sempre caminhando na direção de uma melhor compreensão da realidade e dos seus desafios”.


Vamos aproveitar esta oportunidade, semeando e cultivando esses valores para os nossos filhos e fazer acontecer ?

Carinhosamente,

Dulcinéa
Março/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário