sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre MIM ...




Filha de metalúrgico do ABC, sempre tive uma vida estudantil e religiosa muito intensa, liderando e organizando festas e eventos em prol da comunidade.

Iniciei minha vida profissional como balconista. Cursei Ensino Médio Técnico em Contabilidade, realizando estágios na Caixa Econômica Federal e Ford Motors Company e empresas da região.

Minha carreira na área social foi despertada quando trabalhava como monitora de creche e realizava atendimentos sociais na Associação Lar Menino Jesus em Santo André (1995 a 1998), motivando meu ingresso no curso de Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul em 1996.

Fiz parte da equipe que implantou o CRAM – Centro Rápido de Atendimento ao Munícipe S.C.Sul (1999 a 2001 ), oportunidade oferecida pela gestão do Ex. Sr. Prefeito Dr. Luiz Olinto Tortorello ( falecido em 2004 ) aos estudantes universitários bolsistas, prestando serviços de atendimento ao munícipe da nossa cidade nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação.


Na mesma ocasião fiz estágio com pesquisa exploratória no Programa de Renda Familiar Mínima do município de Santo André, que tinha como objetivo emancipar as famílias em situação de vulnerabilidade social,fortalecendo seus vínculos, inserindo jovens e adultos em programas de alfabetização, formação, capacitação para o trabalho e geração de renda, além de erradicar o trabalho infantil e a evasão escolar.

Em 2001 inscrevi minha monografia na I Mostra Universitária Santo André-Cidade do Futuro e esta foi selecionada entre 570 estudantes universitários da região do Grande ABC envolvendo debates sobre o desenvolvimento sustentável e planejamento da região através da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso em seminário e publicação do resumo na pág 45 que está a disposição para consulta pública na Biblioteca da PMSA-Cidade do Futuro.

A partir 2002 trabalhei como professora na rede Estadual de Educação, agente de cadastro sócio-econômico e pesquisadora social.


Aproveito todas as oportunidades, remuneradas ou não, assessorando na captação de recursos, elaborando e implantando projetos sociais em Associações de bairros nas comunidades em situação de vulnerabilidade social na área de Empreendedorismo Social ( PMSP/Anteag/2004 e Associação Vila Nova Paulicéia – Incubadora de Cooperativas/Projeto Cáritas/SP/2005 )


Participo de Seminários e Palestras sobre diversos temas como: Família, Globalização, Terceiro Setor, Políticas Sociais, Assistência Social, Voluntariado, possibilidades de Geração de Trabalho e Renda, Questões de Gênero e Cidadania, Capacitação de Conselhos, Jogos Teatrais e Dinâmicas de Grupo, Desenvolvimento Local, etc.


Sou casada há 24 anos, mãe de 02 filhas menores; sou integrante do Movimento chamado Pais Indignados com a Educação de S.C.Sul desde 2006 quando, REVOLTADOS, os pais protocolaram um requerimento com 600 assinaturas de munícipes no Gabinete do Prefeito e Câmara dos Vereadores no sentido de receber maiores esclarecimentos sobre as mudanças estruturais na educação municipal no período de implantação do Ensino Fundamental de 09 anos, que têm aflingido nossa comunidade escolar e trazido muitos descontentamentos em razão das injustiças que vêm sendo cometidas. Alguns pais procuraram o Ministério Público e o promotor da Vara da Infância e Juventude, em abril de 2007 e moveram uma ação civil pública na justiça contra a atual gestão municipal. Em Dezembro/2007 a ação pública teve parecer favorável, em segunda instância, no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro/07 alguns pais participaram da 1ª Conferência Estadual de Educação Básica no Centro Municipal Adamastor, na cidade de Guarulhos/SP com o objetivo de conhecer e multiplicar as informações do FUNDEB/ MEC e apoiar a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Neste evento foram escolhidos 12 pais que representaram o Estado de São Paulo em Brasília em Abril/08 na elaboração do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação.


Atualmente realizo diversos atendimentos sociais e movimentos sociais na cidade de SCSul, em prol da gestão democrática e da participação popular nas decisões de caráter público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário