domingo, 14 de novembro de 2010

Minha contribuição acadêmica/2001


A disposição para consulta pública na biblioteca municipal de Santo André:

SANTOS, Dulcinéa de Almeida. TCC graduação em Serviço Social. Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul. Programa de Renda Mínima de Santo André: Uma política que garante a inclusão social. Estudo Qualitativo e reflexões sobre uma política inclusiva ( pág 45). I Mostra Universitária – Santo André – Cidade do Futuro, Outubro/ 2001.

“ O programa de renda mínima de Santo André passou muitas coisas boas pra minha família... foi um despertar pra minha vida... o que eu ganhei é uma coisa que eu nunca vou perder, foi aprender, porque o dinheiro acaba.” ( depoimento da Dona Josefa, 44 anos, costureira, Cooperativa Olho Vivo )

Resumo:

1. Visão Mundial da deteriorização das políticas públicas de proteção social

2. Uma proposta de inserção social frente ao Neoliberalismo: a Renda Mínima

3. As raízes do Programa de Renda Mínima no Brasil

4. O Programa de Renda Mínima de Santo André: Uma política de inclusão social?

5. Mensurar o nível de mudança nas famílias e o envolvimento dos profissionais nesta proposta


Problema: Será que o programa de Renda Mínima do Município de Santo André é uma politica social eficiente capaz de garantir padrões básicos de cidadania a população?

Objetivo: Compreender as famílias inseridas no programa visando mensurar a qualidade de vida neste processo de inclusão, bem como a atuação do profissional de Serviço Social neste contexto.

Metodologia da Pesquisa:

· Pesquisa qualitativa

· Abordagem dialética

· Trajetória Profissional e grau de envolvimento dos técnicos no Programa Social

· Amostra intencional

· Estudo de caso e resgate parcial da História de Vida das famílias

· Análise bibliográfica, documental e entrevistas para o mapeamento da qualidade do Programa de Renda Mínima de Santo André.

Base Conceitual:

9. O Programa de Renda Mínima é uma política de proteção social no Brasil baseado em experiências européias;

10. O Governo Federal apenas repassava responsabilidades aos Estados e Municípios sem transferência de recursos

11. Modelos de Programas de Renda Mínima já implantados no Brasil.

Conclusões:

· O assistente social pode legitimar sua intervenção social através de políticas públicas de inclusão que favorecem a ampliação da participação e a descentralização do poder, articulando oportunidades ás famílias que estão a margem da sociedade, despertando uma proposta de mudança e legitimando o ideal utópico e premissas da categoria profissional;

· O Programa de Renda Mínima de Santo André é uma política de inserção social, tanto no que diz respeito ao envolvimento da equipe técnica quanto na percepção das famílias pesquisadas, servindo de exemplo para outros países;

· Muitas famílias passaram a ter um projeto de vida, entendendo o sentido da participação para a mudança, resgatando sua Cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário